quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

lago de nenúfares em que os nenúfares fugiram



Acrílico sobre tela 66x54

2 comentários:

Francisco Jesus disse...

Marta
Estou plenamente convicto que não "adoraste" a minha primeira avaliação aos teus trabalhos. Ao ponto de apagares,o que é mau, para quem quer ser uma pintora a sério.
Pediste honestidade, e eu assim o fiz.Estaria a trair a tua confiança,
estaria a mentir-te,estaria a deixar-te percorrer um caminho, que não é o certo,não estava a ser teu amigo.O que gostarias de ouvir, eu não te disse,pois presentemente não estás apta a receber mimos ou elogios, está apta a ganhares humildade, e a começares ouvires as verdades.
Pela tua reacção já vi que não aceitas, tens todo o direito de o fazer.Dizes que as nenúfares fugiram, eu garanto-te que o mais belo nunca foge, é necessário é compreender onde ele começa e onde ele acaba. Sabes Filha, o saudoso Prof João da Escola Aroeira Golfe, tinha razão, quando me dizia: Francisco, a maioria das pessoas não vão aceitar as tuas verdades,deixa-as viver o sonho errado, testemunha apenas, e foge".Dei aulas de pintura muitos anos,tirei vários cursos de arte,estive 4 anos e tal em Espanha a trabalhar com o Mestre de cubismo Juan, etc etc, não vês a maioria das coisas no meu currículo e sabes porquê? Porque sou um pintor humilde. Acho que o nosso passado de pintor, está nas telas e não no papel escritas, com palavras muito bonitas.Se tenho a Biografia, foi porque dei autorização a um critico de Arte, para o fazer, mas nada pedi, nem paguei.Em quantas exposições do mercado interno me vez? Poucas ou nenhumas.Vou entrar agora numa para ajudar a minha aluna Rita Teresa, a ser lançada, por isso foi ao jantar comigo,para conhecer
outros pintores, para se ambientar.
Não existe entre nós outro interesse a não ser o da Arte.
Eu pessoalmente neste momento só trabalho para o mercado internacional, que estes trabalhos não publico em sites, porque tenho contractos assinados.Demorou anos a atingir estes objectivos, como vez não é fácil. Digo-te isto tudo para perceberes que o caminho a percorrer é doloroso, e que nem todos tem a sorte de o conseguir.
És uma jovem ainda, pensa bem no teu futuro.
Um abraço do sempre amigo
Guilherme

MARTA disse...

Olá Francisco ! juro que não li o teu 1º comentário.. Estou apta a receber criticas sinceras. Aceito as tuas críticas.. Pinto porque faz parte de mim, faz falta.
A pintura é o que sai de dentro nos momentos em que fujo de mim própria, em que entro noutra dimensão.. Os momentos em que estou eu e eu.
Muitas coisas fogem e outras surgem.
Estou toda aberta para ouvir verdades.. O prof que tive disse-me "Está uma merda. Pinta de preto e refaz.." eu não consegui refazer. pintei de preto e fiz outra coisa
bjos